quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RIO PRETO - UNAI MG

Rio Preto é um rio brasileiro, da Bacia do São Francisco. Nasce na Lagoa Feia, no município de Formosa, Goiás, e segue recebendo as águas de importantes afluentes até desaguar no rio Paracatu, já em terras mineiras. Além de banhar o estado de Goiás, onde nasce, e o de Minas Gerais, onde desemboca no Rio Paracatu, banha também o Distrito Federal. Serve de divisa natural entre o Distrito Federal e Goiás na altura do município de Formosa. Na altura do município mineiro de Cabeceira Grande, serve de divisor entre Minas Gerais e o Distrito Federal. É também neste trecho do rio que foi instalada a Usina Hidrelétrica de Queimado.
No Rio Preto uma variedade de espécies de peixes pode ser facilmente encontrada, dentre elas o Poco, Mandin, Dourado, Piau, Matrinchan, Kurimata, Traira e outros.
Hoje, infelizmente, a maior parte dos pontos de pesca mais próximos da cidade foram afetados pela ação devastadora do homem, mas ainda é possível pescar alguns peixes na Pedra do Urubu ou no Cachoeirão por exemplo, mas se quiser pegar os maiores é necessário navegar um pouco mais Rio a Baixo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário